Alimentos que Melhoram a Memória

Alguns alimentos ajudam a turbinar o raciocínio, ganhar foco e preservar as lembranças:

  1. Espinafre, brócolis e companhia:  hortaliças de coloração verde-escura, concentram um mix de substâncias parceiras do sistema nervoso.
  2. Abacate: rico em vitaminas B6, B12, C e E, além de selênio, luteína, colina e outros compostos fundamentais para os neurônios.
  3. Suco de uva: os polifenóis penetram a barreira hematoencefálica, que protege o cérebro, e inibem danos ligados ao excesso de radicais livres. Porém, tem que ser suco 100% integral.
  4. Azeite de oliva: o legítimo óleo de azeitona impede a proliferação das placas beta-amiloides. Essas estruturas estão associadas à destruição dos neurônios e à interrupção da comunicação entre eles (as sinapses), desencadeando a doença que provoca o esquecimento. Sugere-se, ao menos, uma colher de sopa diária do tipo extravirgem.
  5. Peixe: anote e cole na porta da geladeira: salmão, atum, sardinha, arenque e cavalinha devem aparecer pelo menos duas vezes por semana no cardápio.
  6. Nozes, castanhas e afins: estudos revelam que o consumo desses alimentos interfere nas ondas cerebrais envolvidas com a retenção de informações e o aprendizado.
  7. Chocolate amargo: invista no cacau. Como os benefícios do chocolate vêm dos flavonoides do cacau, quanto maior a concentração do fruto na barra, melhor.
  8. Ovo: para quem está com exames em ordem e não tem nenhuma restrição médica, dá para colocar a gema no cardápio diariamente.
  9. Café: sem exageros. O cafezinho além da conta está por trás de insônia, taquicardia e nervosismo, especialmente para os mais sensíveis. O ideal é saborear, no máximo, cinco xícaras ao dia.

Para mais informações, o ideal é sempre procurar um profissional. Dicas de saúde, para uma alimentação saudável, na Quitanda tem!